Pesquisar
Close this search box.

NOTÍCIAS

Zema é derrotado em seu plano do RRF de destruir Minas Gerais 

Em ação conjunta e articulada com o governo do presidente Lula, alternativa para dívida de R$ 160 bilhões ganha força e RRF é retirado de pauta

Após meses de resistência e obstrução do Bloco Democracia e Luta ao lado da Frente em Defesa dos Serviços Públicos, composta por 25 entidades sindicalistas de diversas carreiras da administração estadual, o povo mineiro pode comemorar uma significativa conquista na defesa dos serviços públicos.

RRF
Imagem: Luiz Rocha

Na noite dessa quarta-feira (13/12/23), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), suspendeu a tramitação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) proposto pelo governador Romeu Zema (Novo). A  importante decisão foi tomada após o Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogar por 120 dias o prazo para que Minas Gerais encontre um caminho para solucionar o problema da dívida pública com a União, que cresceu ⅓ durante o governo Zema e já soma cerca de R$ 160 bilhões. 

O objetivo é que, até 20 de abril de 2024, seja estruturada uma alternativa ao Plano do governo Zema, evitando o colapso dos serviços públicos e a redução de investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e segurança, em todo o estado. Uma proposta apresentada ao presidente Lula pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco  (PSD), e pelo presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), em 21/11, já está sendo analisada pelo Ministério da Fazenda. Uma semana antes, o ministro Fernando Haddad, ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), se reuniu com o presidente Tadeu Martins e líderes do Bloco Democracia e Luta para conhecer a proposta. 

Para o líder do Bloco Democracia e Luta, deputado Ulysses Gomes (PT), a retirada do RRF de pauta representa uma vitória para toda a população mineira.

“Mostra a vitória da política, do diálogo. A vitória da unidade de um bloco que persistiu durante cinco anos na defesa dos servidores, na defesa de um conceito claro que é a busca de políticas públicas e investimentos, os quais o regime de recuperação apresentado pelo governador Zema sempre se mostrou contrário. Infelizmente, temos um governador que, ao longo de cinco anos, bateu na tecla de que não existia alternativa, além do RRF. Mais uma vez cai por terra essa narrativa dele. É uma derrota significativa do governo que, desde ontem, não veio a público. Não foi capaz de reconhecer a importância do diálogo e da política.”

Ulysses Gomes (PT), líder do Bloco Democracia e Luta

A proposta alternativa ao RRF tornou-se no chamado “Plano A” para a negociação da dívida, pois não prejudica o funcionalismo público, prevê a federalização de estatais ao invés da privatização, além do uso de recursos provenientes de acordos como os de Brumadinho e Mariana para abater a dívida. Na ALMG, a proposta ganhou a preferência até de parlamentares da base de apoio ao governador Romeu Zema.

Entenda o que é o RRF, que Zema queria implementar em Minas Gerais

Saiba mais: Proposta alternativa para dívida de Minas entra em debate após resistência da oposição e do funcionalismo ao plano destruidor de Zema

O trabalho contra o RRF continua

A suspensão da tramitação do RRF representa um momento importante para Minas Gerais, e o Bloco Democracia e Luta continua comprometido em buscar soluções efetivas e que atendam aos interesses da população, priorizando o diálogo e a construção conjunta de alternativas viáveis para a dívida do estado.

“Uma ação liderada pelo presidente Tadeu junto ao senador Rodrigo Pacheco provou que, a partir do momento que busca o diálogo com um governo sério e responsável como o do presidente Lula, teve espaço para buscar essa alternativa para a dívida. Essa vitória é de Minas, para os servidores e para o povo. Liderada por um bloco que, insistentemente, nunca recuou. Não é uma conquista que se encerra aqui. Os próximos 120 dias serão com a mesma intensidade para  que a gente convença o governador a dialogar”, finalizou Ulysses Gomes, líder do Bloco Democracia e Luta.

Deputados comemoram prorrogação do prazo

Desde que foi publicada a decisão do ministro do STF, Nunes Marques, na noite dessa quarta-feira (13/12), deputados e deputadas do Bloco Democracia e Luta estão se manifestando nas redes sociais e nos espaços da Assembleia Legislativa. 

Coragem para resistir, união pra construir!

plugins premium WordPress