REGIONALZÃO | 10.12.24
A partir de fevereiro do próximo ano, Romeu Zema terá vencimentos de R$ 41.800,00, o maior entre os governadores do país.
Conforme adiantado pelo Regionalzão, 2025 deverá ser o último ano de Romeu Zema (Novo) como governador de Minas Gerais no atual mandato. Mas o próximo ano também marcará a estreia de Zema no posto de maior salário entre os governadores do Brasil.
Apesar de pregar medidas austeras e impopulares contra o funcionalismo público, Romeu Zema conseguiu emplacar um aumento de 300% no seu próprio salário e de todos seus secretários. Assim, a partir de fevereiro de 2025, Zema receberá mais de R$ 41 mil mensais, o maior salário entre os governadores de todos os estados do país.
O levantamento foi realizado pelo Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado (Sinfazfisco-MG). Na prática, o salário de Zema só não será maior que o de Raquel Lyra (PSDB), governadora de Pernambuco. Porém, os vencimentos de Lyra são referentes ao seu salário como procuradora do estado, o cargo que ocupava antes de sua carreira política.
Atrito com o funcionalismo público
Em entrevista à Rádio Jovem Pan, em maio deste ano, Romeu Zema criticou os funcionários públicos que lutavam pelo aumento salarial: “Se alguém acha que o setor público não paga tão bem, pode seguir carreira no setor privado também”, declarou o governador.
Naquele momento, a proposta de reajuste do governo para os funcionários era de 3,62%. No entanto, ao fim da negociação, o aumento foi de 4,62%, o que deixou os trabalhadores muito frustrados. Um dos argumentos mais usados pela classe foi justamente o aumento que Zema concedeu ao próprio salário, de 300%.
LEIA TAMBÉM: Com governo Zema, Dia do Servidor Público é marcado por retrocessos vividos pelo funcionalismo de MG