Pesquisar
Close this search box.

NOTÍCIAS

Plebiscito popular em defesa das estatais mineiras poderá ter novos desdobramentos

Balanço do plebiscito popular em defesa das estatais mineiras é apresentado
Foto: Willian Dias

Os resultados do Plebiscito Popular em Defesa das Estatais de Minas Gerais foram apresentados durante audiência pública da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na sexta-feira (7/6/24). Além dos números, representantes de movimentos sociais também apontaram novos possíveis desdobramentos, dentre eles a construção de uma campanha “Fora Zema” e a organização de ciclos de formação política em todo o estado. A reunião foi resultado de requerimento assinado por 15 deputados do Bloco Democracia e Luta e foi conduzida pela deputada estadual Bella Gonçalves (Psol).

Finalizado no dia 1º de maio, o Plebiscito Popular em Defesa das Estatais de Minas Gerais surgiu como resposta à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/23, do governador Romeu Zema, que busca eliminar as exigências de quórum qualificado e de referendo popular para a privatização de estatais mineiras. Na prática, proposta facilita o processo de privatização e diminui a participação popular em uma questão que atinge diretamente o povo mineiro. Com isso, o principal objetivo da iniciativa foi colher a opinião da população mineira sobre a eventual privatização da Cemig, Copasa, da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

LEIA: Plebiscito popular consulta mais de 300 mil em MG e 95% é contra privatização das estatais 

A consulta, organizada por aproximadamente 500 movimentos populares e sindicais, estaduais e locais, foi realizada em 120 municípios de todas as regiões do estado. Ao todo, 3 mil militantes sociais se envolveram no diálogo com a população e na coleta de votos. O resultado apresentado durante a audiência pública foi a coleta de 300 mil votos em todas as regiões de Minas Gerais, sendo que 95% desses votos foram contrários à privatização de estatais mineiras. 

O resultado do movimento foi muito elogiado pela deputada Bella Gonçalves. “Esse foi um dos movimentos populares recentes de maior participação da militância. Colocou o povo em movimento para essa votação, mas foi também um processo de educação popular sobre qual é o papel que as estatais desempenham no Estado de Minas Gerais”, analisou a parlamentar.

“A gente conseguiu confirmar que o povo mineiro quer a Cemig, a Copasa, a Codemig e as demais empresas públicas para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, a partir de uma perspectiva de redução das desigualdades e de garantia de acesso aos direitos, assegurando nossa soberania enquanto estado”img bella

Deputada Estadual Bella Gonçalves (Psol)

Participaram da audiência lideranças sindicais e representantes de movimentos sociais. Entre eles, Isabella Mendes, integrante da Direção Estadual do Movimento Brasil Popular, que destacou a importância desse processo qualificado de diálogo com o povo e citou as principais orientações de um encontro estadual de avaliação do plebiscito realizado em maio. Os três principais desdobramentos  pretendidos para o movimento são, segundo ela, a construção de uma campanha “Fora Zema”; uma campanha de solidariedade ao Rio Grande do Sul e a organização de ciclos de formação política em todo o estado.

Diversos outros participantes da audiência pública apontaram como uma das principais conquistas do plebiscito a demonstração de unidade e capacidade de mobilização dos movimentos da esquerda. “Nós demos uma aula de unidade de todos os atores do campo democrático de Minas Gerais. O desafio é não deixar que a força social desencadeada nesse processo seja desperdiçada”,  afirmou a presidente estadual do Psol-MG, Thais Ferreira Console. 

*Matéria elaborada com informações da ALMG

Leia também: Lideranças incentivam participação popular no plebiscito de defesa das estatais contra privatização

1º de Maio: trabalhadores mineiros protestam em defesa do serviço público e contra Zema

Coragem para resistir, união pra construir!

plugins premium WordPress