O crescimento de casos de dengue e chikungunya, que tem deixado a população em alerta em todo o Brasil, é ainda mais assustador em Minas Gerais. Enquanto o governador Romeu Zema (Novo) nega a ciência e defende o fim da exigência do cartão de vacinação para crianças ingressarem na escola, o estado lidera esses tristes números no país.
62 municípios em emergência por causa da dengue
Até o final dessa segunda-feira (19/02/24), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) contabilizou pelo menos 62 municípios de Minas Gerais em situação de emergência por causa da dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, o estado já ultrapassa os 230 mil casos prováveis da doença. Desses, 20 evoluíram para óbito. A incidência chegou a 1.061,7 casos prováveis para cada 100 mil habitantes. Até a última quarta-feira (14), o número era 864,5.
Com isso, Minas Gerais é o estado com maior número de casos de dengue no país, seguido por São Paulo (111.470).
MG tem maior incidência de chikungunya do país
Como se não bastasse o avanço da dengue, Minas Gerais tem também a maior incidência da chigunkunya no país, em 2024. Dos 35,7 mil casos prováveis, 25,6 mil são do estado. Ou seja, sete em dez pacientes estão em Minas. E das sete mortes, quatro são de mineiros.
O aumento desses casos reflete na busca por atendimento. Em todo o estado, hospitais, UPAs e postos de saúde, registram o aumento de pacientes com sintomas das doenças.
Saiba mais: Sete em cada dez casos são de Minas Gerais
Situação de emergência
Na prática, a decretação de situação de emergência permite adoção de medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção da epidemia, facilitando a compra de insumos e materiais e a contratação de serviços.
Municípios em situação de emergência: Machado, Monte Belo, Belo Horizonte, Contagem, Crucilândia, Juatuba, Mateus Leme, Mariana, Lagoa Santa, Vespasiano, São José da Lapa, Matozinhos, Brumadinho, Santa Luzia, Ipatinga, Inhapim, Mesquita, Dom Cavati, Santana do Paraíso, Timóteo, Santo Antônio do Monte, Barão de Cocais, Itabira, João Monlevade, Santa Maria de Itabira, São Francisco, Patis, Montes Claros, Bocaiúva, Glaucilândia, Passos, Ibiaí, Lassance, Ponto Chique, Raul Soares, São José do Alegre, São João Del Rei, Araçaí, Baldim, Capim Branco, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Jequitibá, Papagaios, Paraopeba, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama, Sete Lagoas, Pedrinópolis, Chapada Gaúcha e Varginha.
Saiba mais: Governo Lula lança campanha Dez Minutos Contra a Dengue