
Na próxima segunda-feira (17/3), às 11h, os deputados estaduais Lucas Lasmar (Rede), Beatriz Cerqueira (PT) e Bella Gonçalves (Psol) visitarão o Hospital Maria Amélia Lins (HMAL), localizado na região centro-sul de Belo Horizonte. A visita tem como objetivo avaliar as condições do hospital e ouvir servidores após o fechamento do bloco cirúrgico, ocorrido em dezembro de 2024. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) justificou a medida como necessária para “manutenção dos equipamentos”.
A transferência de pacientes e servidores para o Hospital João XXIII gerou sobrecarga no pronto-socorro, com relatos de cancelamento de cirurgias e falta de macas para acomodação dos pacientes.
O fechamento do bloco cirúrgico tem sido alvo de críticas do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que investiga se a Fhemig está utilizando a medida para acelerar o processo de terceirização do hospital. Relatórios técnicos solicitados pelo MPMG indicam que a obra poderia ter ocorrido sem interromper o funcionamento do centro cirúrgico. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) também questiona a falta de transparência e o aumento de custos relacionados aos processos de terceirização. Além disso, o Conselho Estadual de Saúde (CES) rejeitou a proposta, criticando o desrespeito à Constituição e à participação social.
Durante a visita, os parlamentares conversarão com os servidores para entender os impactos do fechamento e verificar as condições físicas do hospital.
“Estamos diante de um processo de sucateamento que pode ser usado como justificativa para entregar o hospital à iniciativa privada. A recuperação da capacidade de atendimento do HMAL é fundamental para que ele continue sendo uma referência no SUS.”

Deputado Estadual Lucas Lasmar (Rede)
“Este é mais um passo em uma tentativa de privatizar a saúde em Minas. O HMAL é apenas o começo; o governo tem avançado na mesma direção com nossas estatais. A saúde não é mercadoria e precisa ser mantida pública, com valorização dos profissionais, realização de novos concursos e um serviço de qualidade.”

Deputada Bella Gonçalves (Psol)
Fonte: Ascom Deputado Lucas Lasmar