Pesquisar
Close this search box.

NOTÍCIAS

Deputados do Bloco Democracia e Luta destacam importância do Dia da Consciência Negra

A data foi celebrada pela primeira vez como feriado nacional neste ano graças ao Governo Federal, que tem como compromisso promover a equidade racial e reparar desigualdades históricas.

Deputados do Bloco Democracia e Luta destacam importância do Dia da Consciência Negra
Fonte: Governo Federal / Divulgação

Nesta quarta-feira, 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra foi, pela primeira vez, celebrado como feriado nacional, após a sanção do presidente Lula, em dezembro do ano passado. Desde janeiro de 2023, o Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, reafirmou o compromisso com a promoção da equidade racial, fortalecendo ações afirmativas e ampliando as oportunidades para a população negra nas estruturas da Administração Pública Federal. Esses esforços já demonstram resultados, com um leve aumento na representatividade de servidores negros e pardos em apenas um ano, reforçando a importância de avançar nas políticas de diversidade e inclusão.

Já o Ministério da Igualdade Racial, em parceria com os ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania e da Cultura, lançou hotsite e o mapa da igualdade racial, que já conta com mais de 500 ações e eventos agendados por todo o Brasil. O mapa é uma demonstração do alcance das ações pelo país, reforçando a importância da coesão ao celebrarmos nacionalmente a memória e o legado da consciência negra para a sociedade brasileira.

O Dia da Consciência Negra é um marco no calendário do movimento negro e da história popular, momento de celebração e memória, marcando a data da morte de Zumbi dos Palmares, o maior líder quilombola das Américas, ícone da resistência negra contra a escravidão no Brasil colonial.

Deputados do bloco Democracia e Luta também reforçaram a relevância do feriado em publicações nas redes sociais, destacando a importância de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Leia: Deputadas entregam documento com propostas para o Estatuto da Igualdade Racial

Nosso novembro negro celebra a memória e a luta histórica de Zumbi dos Palmares, sua morte representa para nós a relutância ao silêncio, submissão e exploração de negras e negros que foram escravizados. Somos convocados e convocadas a olharmos o nosso passado, a rememorar o legado dos nossos ancestrais. Mas também olhar ao alto e para o horizonte e reafirmar nosso compromisso em continuar em luta, com coragem para acabar com o racismo! Viva o povo negro que luta e resiste! Por todos e todas nós, seguimos!”

img leninha

Deputada Estadual Leninha (PT), 1ª vice-presidenta da Assmbleia

“No Dia da Consciência Negra, precisamos avançar nas reflexões e discussões sobre mudanças individuais e coletivas na direção de uma sociedade com mais respeito, igualdade e valorização do povo negro. Essa reflexão precisa ser diária, o passado precisa ser lembrado e preservado. Afinal, o Brasil tem uma dívida histórica com a população negra!”

img ulysses 1

Deputado estadual Ulysses Gomes (PT), líder do Bloco Democracia e Luta

O reconhecimento do Dia da Consciência Negra como feriado nacional marca um passo significativo no fortalecimento das políticas públicas de equidade racial. Mais do que uma celebração, a data é um convite à reflexão e à ação coletiva para superar desigualdades históricas e construir um Brasil que valorize, na prática, a diversidade de seu povo.

Confira o posicionamento dos outros deputados

Fonte: Governo Federal

Coragem para resistir, união pra construir!

plugins premium WordPress