Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), compareceu à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na segunda-feira (09/04/24), durante audiência da Comissão de Cultura para apresentar as ações e políticas públicas da instituição voltadas para a promoção da cultura e para o segmento do turismo no estado de Minas Gerais.
O debate foi realizado a partir de requerimento de autoria da deputada Beatriz Cerqueira (PT) e também assinado pelas deputadas Macaé Evaristo (PT) e Lohanna (PV), bem como pelos deputados Leleco Pimentel (PT) e Professor Cleiton (PV).
Beatriz reforçou a importância do momento de prestação de contas da Embratur e de planejamento de novas ações.
“Cada canto do nosso Estado tem um grande potencial turístico, muitas vezes soterrado pelas atividades de mineradoras. Quando a gente potencializa uma pauta positiva do turismo ou relacionada a tudo que Minas Gerais pode proporcionar é dizer também sobre alternativas de sobrevivência socioeconômica nos nossos territórios, a partir do turismo, da gastronomia, do esporte e da cultura.”
Deputada Estadual Beatriz Cerqueira (PT)
Entre os pontos fortes do turismo mineiro, o presidente destacou a cultura, gastronomia, cidades históricas e comunidades tradicionais que serão fomentadas por ações da Embratur. Além de divulgar as iniciativas desenvolvidas na agência, Freixo também recebeu demandas de entidades mineiras ligadas ao turismo e de deputados do Bloco Democracia e Luta, que reivindicavam, entre outras coisas, ações voltadas para a preservação do meio ambiente e de comunidades tradicionais do estado.
Um dos questionamentos foi feito pelo presidente da comissão, o deputado Professor Cleiton (PV), que criticou o governo de Minas pela entrega de espaços públicos voltados para a cultura à iniciativa privada, como a Serraria Souza Pinto que teve o uso concedido a um grupo privado pelo equivalente a R$ 2.700 por mês. O deputado mencionou também a tentativa de Zema de privatização do Parque das Águas de Caxambu e cobrou apoio para a manutenção do uso múltiplo das águas nos Lagos de Furnas e Peixoto, ou seja, a garantia que um volume mínimo seja preservado para possibilitar, também, atividades como agricultura, turismo e piscicultura, e não apenas a geração de energia hidrelétrica.
“Diversas famílias dependem dos lagos para sobreviverem e, por isso, não mediremos esforços para que nossa emenda, que garante o uso múltiplo das águas, o que reflete no turismo e na geração de emprego e renda nessas regiões, seja respeitada e garantida.”
Deputado Estadual Professor Cleiton (PV), Presidente da Comissão de Cultura da ALMG
As demandas e sugestões para incremento do turismo em Minas apresentadas por parlamentares e outros participantes da audiência contemplaram várias regiões do Estado e diversas manifestações culturais como festas populares, carnaval, catopês e congados, lagos e comunidades tradicionais.
A vice-presidente da comissão e autora do requerimento que deu origem à audiência, deputada Lohanna (PV), justificou: “o turismo é a preservação, é pertencimento, é dinheiro no bolso”.
Já a deputada Andréia de Jesus (PT) destacou o turismo de base comunitária reivindicando o apoio na criação de circuitos quilombolas e redes comunitárias de fomento ao turismo em territórios quilombolas.
“Eu vejo o turismo e a política da cultura como resposta a muitas das mazelas que a gente enfrenta, e forma de garantir a segurança nos territórios, geração de renda e emprego, criação e manutenção de vínculos e tradições. É indiscutível quanta riqueza tem entre os povos e comunidades tradicionais”.
Deputada Estadual Andréia de Jesus (PT)
O deputado Leleco Pimentel (PT) questionou a forma como a mineração ameaça o meio-ambiente e as paisagens de Minas Gerais. A importância da proteção do patrimônio ambiental, cultural e histórico ameaçado pela mineração foi reforçada pela deputada Bella Gonçalves (PSOL), que afirmou que o turismo socioambiental é a resposta à destruição da economia local.
“Existem cidades como o Serro, o Alto Azul do Espinhaço, que tem enfrentado risco de ascensão de uma mineração que não ocupa o mesmo lugar no PIB nacional que ocupa o turismo. Nós precisamos proteger a Serra do Espinhaço, as cidades históricas, essa cultura popular das mineradoras tentam destruir uma parte importante da nossa economia ligada ao turismo e à produção local”.
Deputada Estadual Bella Gonçalves (PSOL)
Ações da Embratur
Marcelo Freixo afirmou que uma das estratégias da Embratur é divulgar a diversidade do Brasil, a campanha internacional feita pela agência tem como objetivo mostrar que o país é mais do que sol e praia, é cultura, gastronomia e natureza. Freixo, acredita que a preservação é um ativo que gera turismo internacional.
“Você tem uma natureza riquíssima, uma gastronomia absolutamente extraordinária, uma cultura muito forte, uma história de comunidades tradicionais muito vibrante. O mundo hoje está olhando para a possibilidade da experiência; o turista quer uma experiência de uma comunidade tradicional e não visitar uma comunidade que está sendo destruída. Então, a preservação é um ativo para o turismo internacional que gera emprego e renda”, destacou o presidente da agência.
Freixo ainda mencionou avanços da Embratur que podem subsidiar tanto projetos públicos quanto privados. É o caso do Centro de Inteligência de Dados, que tem o perfil completo dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. Há, ainda, uma equipe de modal, que busca a ampliação de voos. Nesse ponto, ele destacou o voo direto entre Santiago (Chile) e Belo Horizonte, pela companhia Sky, que entra em operação este ano. Segundo Freixo, nos 12 meses encerrados em fevereiro de 2024, o número de chilenos em visita ao Brasil subiu 77%.
“O Chile já é o terceiro maior emissor de visitantes. Por isso, corremos atrás desse voo e trouxemos jornalistas chilenos para cobrir o Carnaval de BH. Eles saíram encantados”, detalhou Freixo.
Outra ação específica para Minas, realizada em 2023, foi a vinda de jornalistas dos Estados Unidos para Belo Horizonte, Mariana, Ouro Preto e para o Museu Inhotim, em Brumadinho. Além disso, o queijo Canastra foi um dos destaques de um projeto de audiovisual desenvolvido pela Embratur e exibido no mundo todo.
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*Matéria elaborada com informações do site da ALMG